quarta-feira, 19 de julho de 2017

Reunião anual do Comitê Editorial da RESS - 2017

Comitê editorial Foto: Albanita de Andrade
Em 14 de julho de 2017, o Comitê Editorial da Epidemiologia e Serviços de Saúde: revista do Sistema Único de Saúde do Brasil (RESS) realizou, em Brasília, sua reunião anual. Esta reunião foi especial, por tratar-se do ano em que é celebrado o aniversário de 25 anos da revista.

Comitê editorial Foto: Albanita de Andrade
  Tradicionalmente, as reuniões do Comitê Editorial têm dois momentos. No primeiro, a Editora-Geral apresenta um balanço das atividades realizadas desde a última reunião e indicadores da revista, referentes aos artigos submetidos, publicados, e às citações. No segundo momento, o Comitê Editorial realiza suas considerações sobre o balanço das atividades e expressa suas recomendações para o aprimoramento e o fortalecimento da revista.

Comitê editorial Foto: Albanita de Andrade


Nesta reunião, o Comitê Editorial comemorou o desempenho da RESS quanto às novas indexações (Medline, Scopus, Embase e Emerging Sources Citation Index [ESCI, Web of Science]) e de seus indicadores, com destaque ao crescimento do número de artigos submetidos e da quantidade de citações recebidas. Também destacou como positivas as iniciativas de capacitação de autores e revisores promovidas pela RESS, principalmente por meio de palestras e minicursos, ministrados a estudantes dos Programas de Pós-Graduação da área da Saúde Coletiva. 
Comitê editorial Foto: Albanita de Andrade
As recomendações feitas pelo Comitê abrangeram aspectos relacionados ao processo editorial, à ampliação do cadastro de revisores, sugestões de temas e modalidades de artigos a incentivar, capacitação de autores e revisores e divulgação da revista. Também foram levantadas questões mais amplas, de interesse ao conjunto de revistas da área, que serão repassadas ao Fórum de Editores dos Periódicos da Saúde Coletiva.

Nesse momento de boas notícias, foi reconhecida a relevância da atuação da equipe editorial atual, assim como das anteriores, que forneceram as bases para que a RESS tenha alcançado o atual patamar. Também foi destacada a colaboração de toda a equipe ampliada da RESS, bem como da comunidade de autores, revisores e leitores, cujo envolvimento tem sido fundamental para o fortalecimento da revista do SUS.
Núcleo editorial Foto: Albanita de Andrade
O Núcleo Editorial se comprometeu em realizar o planejamento para implementar as recomendações do comitê, com vistas a continuar promovendo o aprimoramento da RESS e o incremento de sua visibilidade e relevância.
Agradecemos o apoio e continuamos contando com a colaboração de tod@s para que possamos comemorar, a cada ano, novas conquistas da RESS.
Leila Posenato Garcia – Editora Geral

Elisete Duarte – Editora Executiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua visita e seu comentário.