segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Comentário do artigo: Uma análise detalhada de competências para editores científicos de revistas biomédicas

Por Leila P Garcia 

O corpo editorial da Epidemiologia e Serviços de Saúde: revista do Sistema Único de Saúde do Brasil (RESS) é composto pelo núcleo editorial, que inclui a editora geral, a editora executiva e um conjunto de editores e editoras associadas e assistentes, além do comitê editorial, que além de ajudar a definir as políticas editoriais, atua na avaliação final dos manuscritos para publicação.

A atuação da equipe de editores é fundamental para a garantia da qualidade dos periódicos científicos, não apenas em relação a relevância e confiabilidade do conteúdo publicado, mas também quanto a garantia da integridade em todas as etapas do processo editorial, até mesmo após a publicação dos artigos.

Embora os editores tenham papel relevante na publicação científica, são raras as oportunidades de capacitação formal para as competências e habilidades necessárias para sua atuação. Reconhecendo está limitação, Galipeau e colaboradores realizaram uma revisão da literatura com o objetivo de levantar o que se sabe a respeito das competências necessárias aos editores de periódicos científicos da área biomédica, publicada no BMC Medicine em 2016. 

Foram revisadas 225 publicações, abrangendo um período de mais de 60 anos e autores de mais de 20 países, a partir das quais foi levantada uma lista de 203 assertivas relacionadas as competências principais dos editores, que foram organizadas em sete temas: 
1) relação com autores,2) relação com revisores, 3) publicação do periódico,4) promoção do periódico, 5) editoração,6) ética e integridade e 7) qualidades e características dos editores.
A lista resultante da revisão ilustra a complexidade do trabalho editorial e as múltiplas competências requeridas para a atuação dos editores. Conhecer essas competências e aprimorá-las na equipe editorial são formas de contribuir para a constante melhoria da qualidade da revista, que é nossa meta primordial. 

Referencias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua visita e seu comentário.