sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Aplicação do ORCID em artigos científicos



Por Laeticia Jensen Eble* 

Atualmente, é uma tendência mundial que as revistas científicas indiquem o ORCID dos autores nos artigos. Esse recurso permite confirmar a autoria de um trabalho, para que esta seja atribuída corretamente, e aumenta a visibilidade da produção de determinado autor. A partir da primeira edição de 2018, a revista Epidemiologia e Serviços de Saúde passará a incluir o número ORCID (Open Researcher and Contributor ID) dos autores em seus artigos. Por isso, resolvemos publicar aqui no blog um tutorial para auxiliar os autores na tarefa de criação do seu ORCID. Confira as dicas a seguir.



O que é o ORCID?

O ORCID é um identificador digital permanente para o autor e está para o autor assim como o DOI está para um documento digital. Ao fazer seu cadastro no ORCID, o autor recebe um código alfanumérico de 16 caracteres. Por meio desse código, é possível diferenciar os autores entre si, ainda que haja homônimos ou que o autor tenha publicado ou tenha sido citado e/ou indexado com seu nome grafado de formas variadas. O ORCID é interoperável com outros sistemas ID, permitindo importação/exportação de dados. Assim, é possível fazer a conexão automática com toda a produção científica de um determinado autor, onde quer que tenha sido publicada, centralizando a informação disponível.
O cadastro para obtenção do ORCID é gratuito e poderá ser feito individualmente.

Como criar uma conta?

Para fazer seu cadastro, acesse: https://orcid.org/register

Basta preencher um breve formulário com seus dados pessoais para criar uma conta. Após esse passo, é possível fazer o login e alimentar seu perfil com sua biografia e os dados de sua produção.
Observe que, na barra superior do site, é possível selecionar o idioma de sua preferência.

Como preencher meus dados?

Na página inicial de seu perfil, é solicitado ao autor que preencha algumas informações breves sobre sua biografia (figura 1). Para editar, é preciso clicar sobre o ícone com a caneta.

Figura 1


A seguir são oferecidos campos para que o autor possa informar dados de formação, vínculos institucionais, financiamento e os trabalhos publicados.
Em trabalhos publicados, o autor pode inserir as informações manualmente, mas também é possível fazer uma recuperação automática das publicações em bases de dados integradas com o ORCID. Clique em “Adicionar trabalhos” e no menu, selecione “Pesquisar e conectar”. Uma lista de bases é oferecida e, caso o autor tenha trabalhos arquivados nessas bases, ao clicar sobre o nome da base, o usuário é direcionado para o sistema de busca que localiza os trabalhos para que seja possível selecionar aqueles que deseja incluir no ORCID.

Figura 2


No menu à esquerda da tela, por meio da opção “Também conhecido como”, é possível, ainda, inserir as diferentes formas de nome pelas quais o autor é citado, tais como formas abreviadas, nome de solteira, pseudônimos etc. (Figura 3). É preciso clicar sobre a caneta para inserir os nomes. Para adicionar um novo nome, clique no símbolo de + (Figura 4).

Figura 3


Figura 4

Posso importar meus dados do Google Acadêmico?

Autores que já possuem conta no Google Acadêmico (Google Scholar) também podem carregar seus dados de produção a partir daquela base. Para isso, acesse seu perfil no Google Acadêmico, selecione os trabalhos que deseja exportar, e selecione o formato BibTex (Figura 5).

Figura 5


Salve o arquivo em seu computador e, no ORCID, escolha a opção “Conectar BibTex” e selecione o arquivo salvo no computador para importação (Figura 6).

Figura 6


Como incluir meu ORCID no Currículo Lattes?

Os pesquisadores têm também a opção de incluir o ORCID em seu Currículo Lattes.
Para tanto, é preciso seguir os seguintes passos:
1) Faça login na Plataforma Lattes para atualizar o currículo: http://lattes.cnpq.br.
2) No menu superior, na aba “Dados gerais”, selecione o item “Identificação”
3) Na janela que se abre, no menu à esquerda, selecione a opção “Outras bases bibliográficas” e clique em “Inserir nova”.
4) Preencha com o seu número ORCID (apenas os números) e clique em “Validar ID”. Após a validação, clique em “Confirmar”.
5) Envie seu currículo para publicação.

Saiba mais

* Laeticia Jensen Eble – servidora do Ministério da Saúde (MS), integra a Secretaria Executiva da RESS. É bacharel e licenciada em Letras, mestre e doutora em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, também é editora da revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea e da revista Veredas, da Associação Internacional de Lusitanistas. É membro da Brazilian Studies Association, da American Portuguese Studies Association e da Associação Internacional de Lusitanistas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua visita e seu comentário.